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Os impactos do Carnaval de Rua na Glória

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O Carnaval é um feriado que, além de arrastar multidões, gera grande impacto socioeconômico no país. O Rio de Janeiro é responsável por um terço da movimentação financeira no país inteiro durante os quatro dias de evento. O tradicional bairro da Glória é um local importante na concentração dos foliões e na realização dos blocos de rua.

O lado financeiro do evento provoca diversos desdobramentos no comércio local nessa determinada época do ano. Com um aumento de 12.5% em comparação com o carnaval de 2020, a Riotur estimou que, em 2023, a festa no Rio de Janeiro movimentou R$4.5 bilhões. O feriado demanda uma série de precauções e expectativas por parte dos comerciantes, principalmente nos situados em bairros mais afetados por blocos e foliões

Para receber uma grande quantidade de pessoas, diversas adaptações foram realizadas na cidade. A estação de metrô mudou a logística de entrada, saída e compra de bilhetes para poder suportar o grande fluxo de passageiros. Enquanto isso, os bares e restaurantes da região, também tiveram que implementar algumas alterações nos estabelecimentos..

Luiz Felipe Esteves, um dos sócios do restaurante “Taberna da Glória”, contou as adaptações estruturais que precisou realizar para receber o evento. “Não cercamos o estabelecimento porque não era necessário, mas fizemos um aumento na segurança particular e no número dos funcionários.” Além disso, o empresário também ressaltou que as mudanças na logística da estação de metrô prejudicaram uma parte do movimento no local.

A alta movimentação nos estabelecimentos do bairro também atrapalhou os foliões que tentavam consumir nas proximidades dos blocos. Outro restaurante da região também teve que lidar com a alta demanda da população. Filas imensas, falhas na logística de entrada no local e longas esperas no atendimento foram questões recorrentes no bar “Os Ximenes”.

O músico Gustavo Godoy foi um dos clientes que enfrentou dificuldades para consumir no local. “Estava muito cheio, a fila estava muito grande, vários garçons andando pra todo lado, muita gente, estava um caos”. Um momento inusitado também relatado pelo artista foi quando o seu amigo precisou ir até a cozinha do restaurante para ser atendido.

Por mais que a comemoração e a festividade sejam os grandes focos do evento, o impacto do Carnaval vai muito além da questão social. Financeiramente e estruturalmente, o planejamento é algo muito maior que apenas os cinco dias de folia. “Por conta da preparação, do armazenamento e do cálculo de quantidade, a gente costuma falar que o carnaval começa um mês antes e termina uma semana depois. Nós dobramos o faturamento em relação ao mês passado”, completa Luiz Felipe.

Reportagem: Guilherme Dias, Sarah Soares e Thiago Meloni
Supervisão: Clara Glitz e Gabriel Rechenioti

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