CARREGANDO

O que você procura

Geral

Nudes femininos X Nudes masculinos

Compartilhar

O termo nude, que significa sem roupa ou pelado, ganhou popularidade no Brasil nos últimos anos. Através de aplicativos de mensagem, a expressão “mandar nudes” é usada para pedir fotografias ou vídeos pessoais de cunho sexual. Esta ação pode ter graves consequências, embora não encontre nenhuma proibição legal. A prática é assegurada legalmente pela livre vontade dos participantes e a intimidade entre eles. 

De acordo com dados da ONG Safernet Brasil, que monitora crimes e violações dos direitos humanos no país, foram registrados 301 casos de vazamento das fotos íntimas em 2016. Entre eles, 67% são de mulheres que, dentro da sociedade, são as mais julgadas quando possuem suas imagens vazadas. 

A psicóloga Paula Cunha fala que a diferença de julgamento entre nudes masculinos e femininos, acontece porque vivemos em uma sociedade enraizada pelo machismo. “O corpo da mulher é objetificado no dia a dia e quando há a  exposição, a mesma é reprimida.” Apesar disso, tanto homens quanto mulheres podem sofrer traumas psicológicos ao terem suas intimidades expostas na Internet. Segundo Paula, o papel de auxiliar o paciente na busca de segurança e no fortalecimento da relação interpessoal, é importante para ambos os gêneros. “Na maioria das vezes, quando os homens passam por exposição de nudes são vangloriados”, comenta.  Ela ainda acrescenta que não vê diferença na maneira de ajudar o sexo masculino. 

A estudante Laura Soares (nome fictício), que teve suas fotos íntimas expostas na internet, fala que sofreu muito por conta do ocorrido e que enfrentou rejeição até mesmo de pessoas próximas. Ela diz que perdeu muitos amigos, pois eles não queriam ser vistos ao seu lado e que demorou mais de um ano para que ela conseguisse socializar e criar novas amizades. “Quando meus nudes vazaram eu parei de sair de casa e usar minhas redes sociais por vergonha”. 

Ela também comenta que essas fotos a perseguem em suas relações até hoje. “Há um tempo atrás eu comecei a namorar uma menina, e quando ela contou pros amigos dela, um dos meninos mostrou meu nude na hora, e perguntou se ela ia querer continuar comigo mesmo desse jeito.” Mesmo assim, Laura diz que atualmente lida melhor com este assunto, mas quando pensa nas pessoas que já tiveram ou têm suas imagens, ainda fica desesperada. 

Além disso, é importante explicar, dentro deste meio de exposição de imagens na internet, o termo “revenge porn” (pornografia de vingança). Ele consiste no vazamento proposital na internet de fotos íntimas sem o consentimento da pessoa retratada. É ato de extrema violência, já que tem a capacidade de expor a vítima a uma situação totalmente indesejada e de difícil controle, seja no mundo real ou virtual.

Segundo a advogada Renata Westminster, em casos como este, é importante que a vítima encontre apoio em quem possa ajudá-la a compreender.  “É legítimo buscar o seu direito de fazer cessar a violação (exibição das fotos), punição do responsável, e reparação pelos danos sofridos.” Ela acrescenta que a maioria desses casos acontece com mulheres e que isso está intimamente ligado a um exercício abusivo de poder patriarcal. “É importante que se entenda que quando a mulher não está sendo abertamente objetificada através do monitoramento e avaliação de sua aparência e comportamento erótico, muitas vezes está sendo “punida” .

Por fim, ressalta-se a importância de se ter uma advogada de confiança e se possível também uma psicóloga (ambas com visões adequadas e que possam realmente auxiliar). E no caso de impossibilidade financeira, procurar a Defensoria Pública do Estado e atendimento psicológico gratuito. 

Abaixo uma lista de lugares que podem ser úteis:

1)   NUDEM – Núcleo Especial de Direito da Mulher e de Vítimas de Violência – http://www.defensoria.rj.def.br/Cidadao/NUDEM

2)   SaferNet Brasil – new.safernet.org.br (possui canal de ajuda)

3) Rede Feminista de Juristas – https://www.facebook.com/deFEMde/

4) 180 – Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência

5) Lista de locais com atendimento psicológico e psiquiátrico barato ou gratuito no Rio e Niterói – https://naomekahlo.com/atendimento-psicologico-gratuito-ou-a-preco-popular-no-rio-de-janeiro-e-niteroi/#:~:text=Telefone%3A%20(21)%202533%200118,)%202533%200118%2C%20da%20psiquiatria. 

Reportagem: Carolina Mie e Eloah Almeida

Supervisão: Ana Júlia Oliveira e Patrick Garrido

Tags: