CARREGANDO

O que você procura

Sem categoria

ESPM promove evento com grandes nomes do jornalismo esportivo e do marketing digital

Compartilhar

Hoje aconteceu o Esquenta Copa ESPM, evento idealizado pela ESPM Rio que ofereceu uma tarde de palestras, bate-papos sobre documentários, jornalismo e empreendedorismo no meio futebolístico. O encontro teve a presença de grandes nomes do jornalismo esportivo brasileiro, como Bruno Côrtes e Luciana Zogaib, além dos profissionais de marketing digital da área do esporte Fernando Cachinho e Sérgio Pugliese.      

O encontro, organizado pela ESPM, foi presencial e gratuito, e teve apoio do Diretório Acadêmico e da Associação Atlética Acadêmica. A ideia foi promover um bate-papo entre alunos e influentes do esporte. De forma descontraída e didática, os convidados contaram sobre o início de suas carreiras de sucesso e sua trajetória até aqui, inspirando futuros jornalistas que compartilham a mesma paixão pelo esporte. 

Renato Terra, diretor do documentário “Fla x Flu”, abriu o evento, falando da produção da obra e sobre como foi dirigir uma produção que envolve o seu time de coração. “O que eu gosto dos bons documentários é que eles explicam um pouco da verdade do diretor. É o diretor que se coloca ali, como se afirmasse: eu tenho partido nessa narrativa! A gente foi descobrindo ao longo do processo que a melhor forma de contar aquela história seria ligando imagem e informação”. Renato enfatizou durante a sua palestra a importância de pensar na melhor forma de desenvolver uma narrativa, focando não necessariamente na verdade objetiva, mas em como transmitir um sentimento na tela. 

Logo em seguida, Luciana Zogaib, narradora da Rádio Roquette e fundadora do Damas do Esporte, contou sobre sua carreira para os espectadores do evento. Graduada em jornalismo esportivo e radialismo, Luciana foi uma das primeiras narradoras mulheres a fazer jogos de futebol na rádio e na TV. Em 2018, participou do concurso “Narra quem Sabe”, da Fox Sports. A carioca falou sobre suas diversas experiências narrando jogos em diferentes plataformas e contou que foi a primeira mulher a narrar uma final de campeonato carioca na rádio brasileira. Luciana também narrou as duas finais recentes de Libertadores do Flamengo em 2019 e 2021, e daqui a 5 dias vai narrar diretamente de Guayaquil a final desse ano. 

Zogaib conversou com os estudantes sobre o mercado do radialismo e explicou como é ser uma mulher num espaço historicamente dominado por homens. “As pessoas não estão habituadas a mulheres no futebol. Além disso,tem a questão da voz, né? Se você não controlar muito bem, às vezes pode ser ruim para os ouvidos das pessoas. A gente não vive em um mundo perfeito. As pessoas se acham superiores a ponto de querer diminuir os outros”.

Bruno Côrtes, jornalista do Sportv há 24 anos, contou como é a rotina de um repórter. Desde 2001 na Globo, ele cobriu duas Copas do Mundo, uma Olimpíada e já foi correspondente em Nova York. “Eu gosto de participar o máximo que posso das reportagens. Às vezes é uma matéria mais na correria, mas sempre tento sentar e olhar as imagens, decupar tudo que eu fiz e pensar no roteiro da reportagem. Eu tento deixar bem detalhado para o editor do jeito que eu gostaria”. A conversa com Bruno foi bem animada, com uma grande troca e discussões sobre jornalismo e televisão. 

Depois do bate papo entre Luciana e Bruno Côrtes, foi a vez de Fernando Cachinho, fundador da ZeroTrês, uma das principais agências de Live Marketing e Entretenimento do país, voltada para desenvolvimento de projetos no mercado. Cachinho falou um pouco sobre como esportes menos conhecidos são mais nichados e possuem um público mais engajado, que os levam como um estilo de vida. “Modalidades como o surfe promovem seus valores dentro de suas competições, distribuindo valores equivalentes nas premiações entre homens e mulheres”, afirmou. 

Fernando já trabalhou liderando times de marketing e vendas no desenvolvimento, conceituação e realização de grandes eventos culturais e esportivos como o Oi Rio Pro (maior etapa do mundial de surf), Superclássico das Américas e TNT Street Race. Além disso, ele é cofundador e conselheiro do Arena Hub, o maior hub de inovação com foco em esporte e entretenimento na América Latina. Ao longo do bate papo, o profissional explicou um pouco sobre a dinâmica dos eventos, patrocínios, estratégias e realização de projetos esportivos. 

Reportagem: David Silva e Sarah Soares

Supervisão: Clara Glitz e Leo Garfinkel 

Tags:

Você pode gostar também