CARREGANDO

O que você procura

Cine Resenha

Cine Resenha – Arremesso Final

Compartilhar

A série documental “The Last Dance”, em português “Arremesso Final ”, produzida pela ESPN americana em parceria com a Netflix, mostra o Chicago Bulls como nunca antes. O documentário dirigido por Jason Herir, conta como o plantel comandado por Phil Jackson, Michael Jordan e Scottie Pippen mudou a história da franquia. A trama da série se passa com imagens inéditas do ano da sexta conquista, na temporada 1997-98 em paralelo com a história dos outros cinco títulos, mostrando a transformação de um time fracassado, para o maior da década de 1990 na NBA.

Para jogar a NBA, é necessário mais do que apenas os jogadores, é preciso de um ‘General Manager’, responsável por tomar todas as decisões financeiras do time. No caso do Chicago Bulls de Jordan, esta pessoa era Jerome Krause. Ele foi quem escolheu Michael para o Bulls em 1984 e montou o elenco que se tornaria uma dinastia na NBA por quase 10 anos. Krause se envolveu em muitas polêmicas no seu tempo em Chicago, por tomar decisões arriscadas e duvidosas, apesar disso, também foi muito aclamado pelos fãs por ter montado um dos melhores times da história.

Na temporada 1997-98, quando o treinador Phil Jackson voltou das férias para assumir a equipe, foi avisado que seria sua “última dança” e que era melhor aproveitar. Com isso, a linha do tempo da história é construída como se todos os envolvidos soubessem que aquele time iria “morrer” ao final da temporada, e os acontecimentos da franquia são exibidos desde o começo da era Jordan até aquele momento do ano de 1998. 

A série dividida em 10 episódios aborda através de flashes os acontecimentos dos bastidores da temporada. Com imagens de arquivo inéditas, o documentário produzido pela ESPN mostra com foi a cobertura e a histeria na época da era Jordan. Com repórteres e a imprensa sempre presentes cobrindo as vitórias e os arremessos do time, o material gravado pela NBA TV comove os fãs de basquete ao fazer uma analogia entre o passado e presente.

Ao retratar os diferentes lados da história, a apuração além de contar com entrevistas dos jogadores, exibe os depoimentos da equipe e dos torcedores. Um ponto forte da série são as cenas de depoimentos com Michael Jordan. Com oito horas de diálogo entre o diretor e o astro, ele conta detalhes de sua trajetória no time. Outra perspectiva abordada é a da imprensa, com os “papéis invertidos”, também são demonstrados os relatos dos jornalistas que cobriram a temporada.

A minissérie estreou dia 20 de abril na Netflix, lançando dois episódios toda segunda-feira, terá seu final dia 19 de maio. Neste domingo (27), a plataforma disponibilizará os capítulos 3 e 4, que contarão um pouco mais sobre como a franquia se tornou vitoriosa e uma ameaça para os demais times. Com as disputas ficando mais intensas, os conflitos de dentro da quadra se tornaram pessoais, intensificando os treinos do Bulls.

Por: Alberto Ghazale, Camila Hucs, Eloah Almeida, João Medina, Felipe Rinaldi e Lucas Geia

Supervisão: Maria Luísa Martins e Patrick Garrido