CARREGANDO

O que você procura

Sem categoria

Retorno do pop punk e do movimento emo na música

Compartilhar

O gênero punk teve sua origem nos movimentos da contracultura dos anos 70, que mais tarde influenciaram o pop punk do início do século. Hoje, o estilo musical vem ganhando espaço na indústria novamente. Com artistas como Olivia Rodrigo, Machine Gun Kelly e Billie Eilish, a estética emo ressurge no topo das paradas musicais, influenciando uma nova geração de adolescentes. 

Travis Baker é o ex-guitarrista do Blink-182, famosa banda dos anos 2000, e recentemente tem produzido músicas de diversos artistas jovens. Juntamente com WILLOW ele lançou o hitTransparent Soul”, e em seguida a própria cantora fez mais canções explorando o gênero, incluindo uma com participação de Avril Lavigne. Baker também produziu o álbum “Tickets to My Downfall” do Machine Gun Kelly, que estreou em primeiro lugar na Billboard 100. Para Yolanda Reis, editora da Rolling Stone Brasil, a explicação para o retorno do punk é simples: “A gente tem passado a experimentar bastante coisa cíclica, estamos tendo agora esse revival do anos 2000, mas antes dele também tivemos dos anos 70 (…) as coisas se renovam e mudam de cara”. 

Outro sucesso inegável do pop punk recente é o jxdn. Aos 20 anos, o jovem contratado pela DTA Records, gravadora do Travis Baker, começou sua carreira no TikTok. Gravando vídeos utilizando uma estética mais gótica e ao som de grandes estouros do início do século, Jaden Hossler chamou a atenção do ex-integrante do Blink-182. O aplicativo, por sua vez, influenciou diretamente na volta do gênero para o cenário da música atual, uma vez que vídeos com sons de bandas como Simple Plan e My Chemical Romance viralizaram e fizeram as canções voltarem para o topo dos charts. “Uma coisa que a gente percebe é que, se faz sucesso dentro do TikTok, vai fazer sucesso no contexto geral do mercado audiovisual”, afirma Yolanda. Segundo um estudo da MRC Data, 67% dos usuários têm maiores chances de procurar por músicas em serviços de streamings depois de ouví-las no app. 

A cantora teen, Olivia Rodrigo, também teve grande parte de sua carreira proveniente de trends do TikTok. Assim como outros artistas de sua geração, Rodrigo buscou enorme influência no punk dos anos 2000 para a produção de seu álbum “Sour”. A evidência disso está em seu terceiro single, intitulado “Good 4 You”, que é uma sample de “Misery Business” do Paramore. Isto é, Olivia Rodrigo utilizou trechos instrumentais de uma música já existente da banda para compor a sua própria canção. O single de pop punk estreou na primeira colocação da Billboard 200, tendo 43.2 milhões de streams nos Estados Unidos durante sua primeira semana.  

Pop Punk no Brasil

A cena musical brasileira está aos poucos seguindo os passos da internacional, uma vez que artistas já consolidados e novos nomes do pop punk nacional estão recebendo mais atenção. O primeiro movimento que anunciou a volta do gênero foi o sucesso do álbum de 2019, “Sua Alegria Foi Cancelada”, da banda Fresno. Conhecido como um dos precursores desse estilo musical no país, o então novo lançamento do conjunto gerou muito engajamento nas redes sociais e a aquisição de novos fãs. 

Além dos rostos já conhecidos, o gênero tem como um dos nomes mais fortes a Day. Conhecida como uma das revelações do “The Voice Brasil”, a cantora de 27 anos teve como principal referência para o seu trabalho o pop punk e o movimento emocore. O seu primeiro disco, intitulado “Bem-Vindo ao Clube”, contém 12 faixas e conta com os vocais e produção de Lucas Silveira, vocalista da Fresno, em uma das canções.

Reportagem: Juliana Ribeiro

Supervisão: Gabriela Leonardi

Tags:
Artigo anterior

Próximo