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Jornalismo, informação e networking no Festival 3i 2023

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O Portal esteve presente na 4° edição do Festival 3i nos dias 05, 06 e 07 de maio. Realizado pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e patrocinado por grandes empresas, como Google, Meta e TikTok, o festival ocorreu na Casa da Glória e atraiu estudantes, jornalistas e empreendedores. Com um novo formato através de mesas de debate, workshops e apresentação de casos de sucesso, o evento abordou assuntos como a sustentabilidade do ecossistema da mídia e os caminhos para a promoção de um jornalismo inovador, inspirador e independente.

A abertura do festival aconteceu através da mesa “Encontro de Redes, jornalistas locais e hiperlocais”, mediada pela coordenadora de processos formativos do Laboratório ENois, Sanara Maria dos Santos. Com a presença de Carla Ferraz (Rede Wayuri), Emilio Azevedo (Agência Tambor), Jefferson Barbosa (Periferia Connection) e Luane Karipuna (Rede COIAB), a conversa abordou as dificuldades do trabalho e permitiu a ampliação da rede de contatos dos representantes das redes. Ao final do dia, Jaime Abello, convidado de honra do Festival 3i e Diretor Geral da Fundação Gabo, uma das principais organizações de fomento à profissão jornalística, discursou sobre o poder do jornalismo latinoamericano, respondendo algumas perguntas sobre o alcance da profissão e os impactos das novas formas de inteligência artificial.

No primeiro dia do festival (05), ainda destacamos a mesa “Novos caminhos para financiar o jornalismo”, que convidou jornalistas e consultores internacionais para abordar a temática. O jornalista e diretor da Microscope, Sameer Padania, foi responsável por apresentar a organização de estratégias que defendem e apoiam profissionais da atividade jornalística no interesse público. Já a argentina Vanina Berghella, diretora regional do International Fund For Public Interest Midia (IFPIM) na América Latina, falou sobre a gestão de projetos tecnológicos para empresas de comunicação. 

Em uma conversa com uma de nossas repórteres, Vanina afirmou que o jornalismo está passando por um momento complexo e difícil, visto que o governo tem atuado de maneira coercitiva e sob pressão. Além disso, ela afirma que é possível recorrer a comunidade jovem, já inserida nesse cenário de constantes mudanças, para aprender formas diferentes e inovadoras de apresentar notícias. Para a jornalista, as duas gerações presentes no mercado de trabalho devem aprender a trabalhar juntas para atender os novos consumidores de informação. 

No segundo dia do evento (06), o festival apresentou diversos casos de sucesso, como o TikTok da Agência Lupa e o Projeto Querino da Rádio Novelo; além de uma variedade de workshops que ensinaram desde de estratégias para um jornalismo dinâmico, com o doutor e comunicador Átila Marinho, até o fomento à mentalidade de produto na redação e a análise de dados de audiência. Nas mesas, foram discutidos assuntos como a ética jornalística, a situação do jornalismo periférico e a regulação das redes midiáticas. Nesta última, destaca-se a presença do deputado Orlando Silva, relator do “PL das Fake News”, que respondeu perguntas acerca do texto do projeto, sobretudo quanto à remuneração dos jornalistas e os limites entre regulação e censura.

foto: Maria Eduarda Reis

Ainda no sábado, a mesa “Como ganhar corações e mentes com as redes sociais” foi um sucesso. O debate reuniu especialistas de mídias sociais e influenciadores para uma conversa sobre como produzir um conteúdo para as redes sociais que seja capaz de gerar engajamento dentro da qualidade informativa, e trouxe à tona a questão da responsabilidade ética dos produtores de conteúdo ao lidar com grandes públicos. A mesa, mediada por Pedro Doria, editor-chefe do Meio, contou com a presença da jornalista e influenciadora Ademara Barros, Renê Silva e Tamara Gil. 

Entrevistada pelo Portal, Ademara afirmou que existe uma tendência cada vez maior de dar mais visibilidade e credibilidade aos jornalistas que priorizam a proximidade com o público, seja de forma independente ou representando um veículo de comunicação. Segundo ela, isso se deve a fase em que estamos, na qual a maioria das pessoas consome conteúdo por meio de vídeos.

No último dia do festival (07), a organização disponibilizou workshops sobre a produção de reels, o desenvolvimento de um bom storytelling e a importância do equilíbrio emocional para jornalistas, além da apresentação de mais 8 casos de sucesso, como o projeto Elas No Congresso da Revista AzMina e os bots para apuração de informação do Núcleo Jornalismo. Nas mesas, o destaque foi o debate “Os caminhos para a produção de podcasts de excelência”. Mediada por Tiago Rogero, criador do Projeto Querino, a conversa reuniu os jornalistas Cristiano Botafogo, narrador do podcast Medo e Delírio em Brasília, David Alandete, responsável pelas adaptações linguísticas do podcast Retrato Narrado, e Branca Vianna, fundadora da Rádio Novelo, para uma conversa acerca do crescimento, da saturação e das formas de obter sucesso com esse formato. 

Por fim, o Festival 3i encerrou sua programação com um dos temas mais recorrentes da atualidade e do meio jornalístico: a inteligência artificial. A mesa “Os possíveis impactos da IA no jornalismo e no debate público” convidou jornalistas e especialistas na área da tecnologia para falar dos benefícios desse fenômeno que frequentemente preocupa os profissionais da comunicação.

Com o objetivo de ampliar o alcance da comunicação, o evento também disponibilizou uma série de recursos para adequar o espaço a todos os tipos de espectadores, como intérpretes de libras para deficientes auditivos, tradução de línguas simultânea nas palestras e transmissão ao vivo nas plataformas digitais para aqueles que não puderam comparecer ao evento. Ao oferecer um panorama geral das comunidades do meio jornalístico dentro e fora do Brasil, o Festival 3i 2023 consagrou sua importância e permitiu, além da interação entre comunicadores de diversas nacionalidades, o aumento da visibilidade do jornalismo de informação.

Reportagem: Agnes Todesco, Joana Braga e Maria Eduarda Reis

Supervisão: Maria Eduarda Martinez

Foto de capa: Maria Eduarda Reis

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