CARREGANDO

O que você procura

Geral

O legado de Messi e Cristiano Ronaldo

Compartilhar

Desde 2007, Messi e Cristiano Ronaldo fazem parte do seleto grupo de jogadores de futebol que brigam pelo prêmio de melhor jogador do mundo. Por dez anos consecutivos (2008-2017), os dois craques revezaram a conquista do prêmio em uma grande disputa, que proporcionou, nesse período, cinco Bolas de Ouro para cada um. Em 2019, Messi conquistou seu sexto prêmio, ficando com um a mais que o português. Além disso, os dois atletas foram protagonistas do ápice da rivalidade entre Real Madrid e Barcelona, que é um dos maiores clássicos, onde o mundo inteiro parava para assistir. Eles já se enfrentaram 36 vezes em toda carreira, com 16 vitórias de Messi, 10 empates e 10 vitórias de Cristiano Ronaldo. O argentino agrega 22 gols em confrontos diretos, contra os 21 tentos português.

Os dois atletas estão no topo de jogadores com mais títulos na história do futebol. Ao todo, são 37 títulos para Messi com 31 gols e 13 assistências em finais, enquanto Cristiano Ronaldo soma 33 títulos na carreira, com 20 gols e duas assistências em decisões. O desempenho de ambos foi tão espetacular ao longo de suas carreiras que, somados, eles possuem 1.520 gols, sendo 743 para o argentino e 777 para o português. 

Porém, ambos estão chegando a uma idade considerada avançada para um esporte de alto rendimento como o futebol. Aos 36 anos, Cristiano Ronaldo viu seu desempenho piorar em relação ao seu melhor momento na carreira, com uma diminuição no número de participações diretas em gol. Já Messi, aos 33 anos, viu seu rendimento em campo decair também. Contudo, a queda de produtividade de ambos se deu mais pela qualidade do elenco dos times que eles jogam, do que por resultados individuais, como pode ser visto nos gráficos abaixo:

 

 

 

Torneio Messi Cristiano Ronaldo
Mundial de Clubes 3 3
Liga dos Campeões 4 5
Supercopa da Europa 3 2
Campeonato Espanhol 10 2
Copa do Rei 7 2
Supercopa da Espanha 7 2
Campeonato Inglês 3
Copa da Inglaterra 1
Copa da Liga Inglesa 2
Supercopa da Inglaterra 1
Campeonato Italiano 2
Copa da Itália 1
Supercopa da Itália 2
Supertaça de Portugal 1
Mundial Sub-20 1
Jogos Olímpicos 1
Liga das Nações 1
Eurocopa 1
TOTAL 37 34

 

 

Reportagem: Guilherme Rezende, João Pedro Camero e Tiago Tassi

Edição: João Pedro Camero

Supervisão: Camila Hucs e Pedro Cardoso

Tags:

Próximo