CARREGANDO

O que você procura

Sem categoria

Leitura Coletiva: “Malibu Renasce”, de Taylor Jenkins Reid

Compartilhar

O tão aguardado livro “Malibu Renasce”, de Taylor Jenkins Reid, foi lançado em junho deste ano e é grande sucesso entre os fãs da autora, que também escreveu “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” (2017) e “Daisy Jones and The Six” (2019), todos publicados pela Editora Paralela. O Portal leu a obra no mês de outubro e se juntou para escrever uma resenha.

Atenção: Este livro contém cenas de assédio, alcoolismo, morte (familiar próximo), transtornos alimentares, drogas e abandono parental. 

 

Sinopse

 

A história se passa na Califórnia acompanhando um dia na vida dos quatro irmãos Riva: Nina, Jay, Hud e Kit. Sob diversas pressões devido a, desde pequena, ter que ocupar o papel de mãe, Nina cresce com um senso de responsabilidade enorme, que pauta muitas de suas vivências. A obra entra no universo da fama, mostrando que, apesar de dinheiro e reconhecimento, ela continua sendo a irmã mais velha que zela por sua família. 

Filhos do famoso cantor Mick Riva, eles são conhecidos e admirados por todos de Malibu, mas rodeados por problemas familiares. Logo, precisam encontrar uma maneira de sobreviver sozinhos – Nina se torna surfista e modelo; Jay, um surfista profissional e competidor; Hud, um fotógrafo renomado; e, a mais nova, Kit, trabalha na lanchonete da família e tem o sonho de também ser surfista profissional. Assim, ficam famosos no mundo inteiro por serem quem são e, principalmente, pela festa lendária que dão para comemorar o fim do verão. Essa festa é recheada pelo consumo de álcool e abuso de drogas de todos os famosos presentes.

O livro tem capítulos que alternam entre os anos 1950 e os 1980, expondo as origens da família Riva a partir da adolescência da mãe dos irmãos: June. Ela se apaixona por Mick quando tinha apenas 17 anos e desde o primeiro dia não se largaram mais com a promessa de construírem um futuro juntos e longe do restaurante da família. Entretanto, muitos altos e baixos atrapalharam esse casamento e, com isso, ela desenvolveu dependência ao uso do álcool, tornando-se uma mãe ausente.

Nina, a mais velha, assumiu o papel de responsável pela família e começou desde cedo a trabalhar na lanchonete da família. Nesse meio tempo, a chamaram para se tornar modelo e por isso, ela apresenta transtornos alimentares devido a pressão imposta a seu corpo. Além disso, enfrenta também muitos episódios de assédio no seu meio de trabalho. 

 

A opinião do Portal

Nota: 5 / 5

Em muitos momentos, “Malibu Renasce” é como ler uma grande revista de fofocas. Em meio aos acontecimentos na tão popular festa dos Riva, a obra retrata as atitudes de pessoas famosas distantes da mídia, evidenciando a visão de uma sociedade de aparências. A autora, em entrevista ao programa de TV americano Today, em junho deste ano, afirma que escreve muito sobre fama porque, a partir do momento que alguém se torna famoso, essa pessoa é colocada em uma caixa de expectativas. “Gosto de quando os famosos começam a se sentir aprisionados com a forma que supostamente devem ser e passam a lutar contra as ‘paredes da caixa’.” Além disso, Taylor disse, na entrevista para a revista estadunidense Elle, que escolheu a Califórnia para ser o cenário de seus livros por causa dessa promessa do local de ter o Sol brilhando e pessoas famosas vivendo uma vida glamourosa.

A leitura de Malibu Renasce é fluida, com linguagem de fácil compreensão. No final da obra, há uma quebra de expectativa, mas que, de certa forma, foi avisada pela autora no prefácio. A divisão entre as narrativas do presente e passado torna o livro dinâmico e preserva o interesse do leitor, com os capítulos curtos e nada cansativos. 

 

Sobre a autora

Taylor Jenkins nasceu na cidade de Acton, em Massachusetts, em 1983. Seu livro de sucesso, Os sete maridos de Evelyn Hugo foi publicado em 2017, para o qual foi indicada ao Prêmio Goodreads Choice de Melhor Ficção Histórica no mesmo ano. O livro também foi finalista do Book of the Month. Seu livro de 2019, Daisy Jones & The Six, vem sendo adaptado para uma minissérie pelo Amazon Studios, co-produzida por Reese Witherspoon. O livro é vagamente baseado na carreira da banda Fleetwood Mac e na gravação de seu álbum de sucesso Rumours. Atualmente, ela mora em Los Angeles com o marido, a filha e o cachorro.

Se você já leu outros dois livros da autora, “Daisy Jones” e “Evelyn Hugo”, deve se lembrar de Mick Riva, que tem uma rápida aparição em ambos. Ah, e o Portal recomenda que leia Evelyn Hugo antes, porque podem ter alguns spoilers em Malibu Renasce

 

Ficha técnica: 

Título original: Malibu Rising

Autora: Taylor Jenkins Reid

Tradução: Alexandre Boide

Capa: Joana Figueiredo

Páginas: 360

Editora: Companhia das Letras – selo Paralela 

 

Produção: Deborah Lopes, Júlia Araujo e Juliana Gomes.

Supervisão: Letícia de Lucas e Juliana Ribeiro.

Imagem de capa: Rodrigo Lins/Reprodução

Tags:

Você pode gostar também

Próximo