CARREGANDO

O que você procura

Sem categoria

Harry Potter: O Impacto na Vida dos Trouxas

Compartilhar
“Esse menino será famoso, não haverá uma criança em nosso mundo que não saberá seu nome!”

Criada pela autora JK Rowling e adaptada às telas, a história de Harry Potter tem grande impacto na vida de muitos dos que acompanham a saga do bruxo até hoje. Com fã-clubes espalhados em todo o mundo, a comemoração dos 20 anos do lançamento do primeiro filme, Harry Potter e a Pedra Filosofal, será nas salas de cinema, no próximo dia 21, agora em uma versão 3D. Os ingressos já esgotados em várias cidades são o resultado desse retorno.

Mesmo após duas décadas, o primeiro filme da franquia ainda rende frutos. De acordo com o site ComicBook, em 2020, Harry Potter e a Pedra Filosofal chegou à marca de US$ 1 bilhão de dólares arrecadados em bilheteria, sendo o segundo filme mais rentável dos oito lançados, ficando atrás apenas do último, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2.

As homenagens ao filme não param por aí. A HBO MAX anunciou que, ainda em celebração ao 20º aniversário, estreará, em 01 de janeiro de 2022, um especial que reunirá grande parte do elenco original, em um retorno para Hogwarts. Além disso, recentemente, a plataforma de streaming colocou em seu catálogo uma versão estendida do primeiro longa, com mais de 3 horas de duração.

Muitos fãs afirmam que as obras não são exatamente fiéis aos livros da autora. Entretanto, como assegura o estudante de cinema Antônio Miguel, por um lado é bom essas adaptações não serem iguais.As adaptações de livros para filmes precisam ter alterações para que o público-alvo tenha melhor entendimento dos acontecimentos.”. Ele ainda opina que não mudaria absolutamente nada no audiovisual das produções de Harry Potter. 

Os filmes, além de serem uma ótima forma de materializar o mundo bruxo, acabam virando a porta de entrada de muitas pessoas para o universo da leitura, como foi o caso de Júlia Marques, fã da série desde criança e que continua acompanhando, mesmo agora aos 20 anos. “Depois de ver, eu me apaixonei tanto que quis ler os livros e criei um hábito de leitura que mantenho até hoje”, diz. 

Fora das páginas e telões, o mundo elaborado por JK Rowling é tão detalhado que influenciadores têm se dedicado a produzir conteúdo para as redes sociais sobre a história. Esse é o caso de Beatriz Glion, que já tem quase 700 mil seguidores no TikTok. Para ela, a saga teve um impacto enorme em sua vida, ajudando-a em momentos de fragilidade emocional. O impacto foi tanto, que, hoje, falar sobre o assunto virou seu trabalho. “Comecei a gravar conteúdo sobre a saga pro TikTok e ganhei seguidores absurdamente rápido, o que me surpreendeu… de início era só uma brincadeirinha e hoje em dia se tornou o meu trabalho, e é a coisa que eu mais amo no mundo!”, conta Beatriz.

Depois de 20 anos da primeira exibição, é seguro dizer que Harry Potter já faz parte de algumas gerações. Júlia opina que esse sucesso é fruto de uma história capaz de agradar todos os públicos, “Ao ver os filmes, nós nos apegamos aos personagens, e queremos ver e torcer por eles, não importa a idade”. Beatriz concorda, dizendo que até sua avó amou assistir os filmes. Eu acho que Harry Potter tem essa capacidade de encantar todo mundo: desde crianças até adultos”, explica.

Reportagem: Júlia Araujo | Thaís Soares | Vivian Valente

Supervisão: Letícia de Lucas

 

Créditos das imagens: Warner Bros.

Tags:

Próximo